O que não fazer na hora de decorar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Você não entende muito de decoração, mas gosta do assunto e tem medo de acabar errando na hora de enfeitar sua casa? Então vale a pena acompanhar este artigo e descobrir o que não fazer na hora de decorar.

O princípio básico de uma boa decoração é seguir o estilo e gosto de quem vai viver no ambiente. No entanto, é comum encontrar pessoas que, na ânsia de criar uma decoração incrível, acabam cometendo alguns erros.

Se você está decorando sua casa, ou apenas um ambiente, está cheio de ideias e referências, mas também com medo de fazer uma bobagem, não se preocupe. Neste artigo mostraremos os principais erros de decoração que devem ser evitados.

Erros na hora de decorar, mulher na sala
O que não fazer na hora de decorar. Foto: Freepik

O que não fazer na hora de decorar: veja quais são os 13 principais erros de decoração

1.   Não criar um planejamento da decoração

Muitas pessoas quando vão decorar um ambiente, saem comprando uma série de itens que gosta e, na hora de colocá-los na sala ou em outro espaço, percebem que eles não combinam, ou pior, não a representam.

Para evitar esse erro basta criar um planejamento. Faça um rascunho dos seus ambientes e já posicione nos espaços onde cada móvel e item de decoração deverá ficar.

Isso ajudará muito a não ter esse tipo de problema.

2.   Não medir os espaços para comprar os móveis

Outro erro muito comum é comprar móveis sem ter a metragem do espaço onde ele ficará.

Às vezes nos encantamos por um sofá, ou uma cômoda, por exemplo, e compramos, mas quando o móvel chega em casa, vemos que ele não caberá onde tínhamos pensado em colocar.

Para evitar isso, meça o seu espaço antes de comprar os móveis, ou mesmo os objetos de decoração como quadros, luminárias etc.

3.   Não ter um estilo de decoração como base

Há quem goste do estilo industrial, já outras pessoas preferem um ar mais romântico na decoração. Independentemente do que você mais gosta, é importante pesquisar sobre o estilo e saber o que cabe ou não dentro dele.

Isso evitará que você invista, por exemplo, em uma parede de iluminação industrial e móveis mais rústicos, deixando o ambiente em desarmonia.

4.   Não considerar a função do ambiente na hora de decorar

Se você está decorando uma cozinha, precisa considerar que neste ambiente refeições serão preparadas e servidas, por isso, um dos principais erros na decoração da cozinha é investir em tapetes de difícil manutenção, ou muito claros.

Além da beleza é preciso considerar o conforto e a praticidade na hora de decorar.

5.   Deixar espaços pequenos para circulação

Nós nos movimentamos muito mais do que imaginamos em uma casa, por isso, o espaço mínimo de circulação recomendado é de 60 cm a 80 cm entre móveis e paredes.

No entanto, muitas pessoas na hora de decorar um ambiente acabam ignorando esse detalhe.

Isso, além de tirar o conforto na hora de movimentar pelos ambientes, dá a sensação de ter um espaço menor do que ele realmente é.

6.   Escolher a cor da parede sem testar

É extremamente comum encontrar pessoas que se encantam por uma cor na loja, compram a tinta e, quando pintam a parede, percebem que não era bem o que elas queriam.

Por isso, é fundamental sempre testar as cores diretamente nas paredes em que elas poderão ser usadas. Isso fará com que você não acabe se arrependendo ou cometendo mais um dos erros de decoração.

7.   Cortina de tamanho errado

É comum encontrar casas com cortinas muito curtas, o que faz com que a parede pareça menor. Esse é um dos principais erros de decoração sala.

Na maior parte das vezes, o correto é utilizar cortinas que cheguem até o chão, exceto em casos de produtos diferenciados como persianas, ou cortinas de cozinha e banheiro.

8.   Tapetes demais ou posicionados de maneira errada

Por mais que você goste de tapetes, é importante ter parcimônia na hora de usá-los em um ambiente. Colocar muitos tapetes em um único ambiente pode sobrecarregar o visual e até mesmo atrapalhar na locomoção diária.

Além disso, é importante que eles tenham um tamanho ideal para que não fiquem nem pequenos demais, nem maiores do que o espaço.

E lembre-se: é interessante que eles sempre fiquem presos embaixo do sofá, cama etc.

9.   Não respeitar seu estilo próprio

Muitas pessoas acabam comprando objetos e móveis de decoração porque estão na moda ou porque viram em um ambiente decorado ou na casa de outra pessoa, mesmo que esse objeto não combine com seu estilo próprio. Esse é um dos erros de decoração mais graves.

Isso é um erro muito grave, afinal, é você quem irá morar na casa, logo, a decoração deve combinar com você, seu estilo de vida e sua rotina.

10. Quadros e pôsteres que não conversam

Muitas pessoas gostam de criar composições de quadros, gravuras e fotografias em ambientes, mas na hora de fazer isso, não se preocupam se eles estão conversando entre si, ou mesmo se realmente ficarão bons na parede escolhida.

É importante ter cuidado na hora de fazer essas composições, escolhendo imagens que tenham a ver uma com as outras e se atentando ao tamanho delas.

11. Não incluir plantas na decoração

É muito importante inserir um pouco de verde na sua decoração.

As plantas, além de deixarem o ambiente mais bonito e acolhedor, fazem muito bem para a saúde do corpo e da mente. Por isso, não se esqueça delas.

12. Espelhos demais ou mal posicionados

Espelhos são excelentes itens de decoração, além de serem muito úteis no dia a dia, mas exagerar na hora de usá-los é um dos piores erros de decoração. Isso porque eles podem sobrecarregar o ambiente. Ou seja, usar muitos espelhos é algo que entra na lista de o que não fazer  na decoração.

13. Não se atentar a uma boa iluminação

Além de muito importante no dia a dia, uma boa iluminação é parte fundamental de uma decoração. Por isso, além de escolher lustres, luminárias e arandelas que combinem com seu ambiente é importante posicionar bem esses pontos de iluminação.

Um dos erros na decoração de banheiro mais comuns é instalar apenas uma luz no teto. Isso é ruim, especialmente em banheiros onde rotinas de cuidados com a pele e maquiagem são realizadas.

Não se engane: decorar uma casa com harmonia, beleza e conforto pode ser bem mais simples e barato do que parece. O importante é estar atento para o que não fazer na hora de decorar e sempre respeitar o seu estilo e suas necessidades.