10 dicas de decoração para o banheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

O banheiro é uma das menores peças de uma casa e, por isso mesmo, costuma ficar de lado quando pensamos em design de interiores. Entretanto, com algumas dicas de decoração para o banheiro é possível não só otimizar o espaço, como também criar um ambiente agradável e com um visual incrível.

Se você está pensando em decorar o seu banheiro, precisa conferir algumas sugestões que vão deixar o ambiente ainda mais funcional. Para isso, selecionamos 10 dicas de decoração para o banheiro capazes de dar uma cara completamente nova ao seu espaço. Confira!

Decoração para o banheiro
Dicas de decoração para o banheiro. Foto: Pexels.

1. Um revestimento de personalidade

Para quem está pegando um projeto que ainda está em fase de construção, a dica é escolher um revestimento com personalidade. Nas lojas especializadas, existe uma infinidade de opções de pisos, que vão muito além dos tradicionais porcelanatos brancos ou das cerâmicas claras.

Para não quem não quer arriscar escolher um piso diferente e acabar se arrependendo, a sugestão é colocar peças em áreas específicas do banheiro, como a área do box ou a parede da pia. Apenas lembre-se que as áreas molhadas exigem um revestimento antiderrapante.

2. Nichos de alvenaria

Outra boa dica para quem vai fazer a decoração para o banheiro em um espaço que está sendo construído ou reformado é inserir nichos de alvenaria, especialmente no espaço do box. Além de dar um design mais claro para o ambiente, evita as prateleiras e saboneteiras metálicas, que costumam enferrujar com facilidade.

Esses nichos podem ainda ganhar espaço em outras áreas do banheiro, servindo como prateleiras para itens decorativos ou produtos de higiene e limpeza.

3. Aproveite a área inferior da pia com armários

Secador de cabelo, escova de dentes, produtos de beleza, papel higiênico, enfim, são vários os itens que costumam ficar dentro do banheiro e que você precisa de espaço para acomodá-los. Por isso, ao comprar a pia para o banheiro, considere um modelo que tenha armário.

Para ganhar ainda mais espaço dentro do armário, você pode optar por uma cuba de apoio, que é colocada sobre a bancada. Dessa forma, o interior do armário não tem interferência da cuba ou de canos maiores.

4. Um toque de cor na decoração para o banheiro

Se você está indo para um espaço que já estava pronto, reformar tudo pode não ser uma opção. Porém, você pode dar um toque de cor ao banheiro com uma boa demão de tinta. Nas lojas de pintura existem diferentes opções para áreas que ficam úmidas, como o banheiro.

Agora, se o seu banheiro tiver um revestimento que impeça a pintura, ao invés de arrancar tudo da parede você pode utilizar a tinta epóxi, que dá a textura lisa enquanto colore o espaço.

5. A escolha do vaso sanitário

Peça fundamental em todo o banheiro, o vaso sanitário ganhou diversos designs diferentes nos últimos anos, o que permite escolher um modelo que combine com o espaço que você tem (mas lembre-se que nem sempre um design criativo é o mais confortável).

Outra dica é optar por um vaso com sistema duplo de descarga, com um botão para líquidos e outro para sólidos. Esse sistema é capaz de economizar até 60% de água, algo bom para o planeta e para o seu bolso.

6. Utilize a área das paredes

Em espaços compactos, como o banheiro, toda otimização é bem-vinda – inclusive nas paredes. Os nichos e as prateleiras são grandes aliados para ganhar espaço e guardar itens ou fazer uma decoração especial.

Outra ideia simples e funcional é colocar uma escada apoiada na parede do banheiro. Essa escada, de caráter decorativo, vai servir como suporte para as toalhas, deixando o espaço organizado e sem toalhas penduradas pelo box.

7. Espelhos maiores para sensação de amplitude

Para muitas pessoas, o banheiro é o espaço disponível para se arrumar antes de começar o dia e nada como ter um bom espelho, não é mesmo? Uma boa sugestão é prezar por um espelho maior, que ocupe uma parte considerável da parede, que tem tanto o aspecto funcional quanto sensorial, dando a sensação de amplitude ao cômodo.

Se você não tiver outro espaço na casa para se arrumar, lembre-se de colocar uma boa iluminação no espelho, com uma lâmpada que é mais parecida com a luz solar e evita erros nas cores da make.

8. As portas do banheiro

Toda porta precisa de um espaço chamado ângulo de abertura, que é a área ocupada quando a porta abre e fecha. Essa área não pode ser utilizada para não atrapalhar a circulação, por isso, considere trocar as portas tradicionais pelos modelos de correr.

Essa dica de decoração para o banheiro não é válida somente para a porta do cômodo, que costuma ser mais difícil de trocar em casas e apartamentos prontos, mas para as portas do armarinho e até mesmo do box. Certamente, você vai economizar um bom espaço com portas de correr.

9. Organize seus armários

Muitas vezes, mesmo com um bom espaço disponível, o banheiro parece pequeno por falta de organização, especialmente dos armários. Se você tem um armário embaixo da pia, pode utilizar caixas organizadoras para manter itens separados por categorias.

Para ter mais aproveitamento do espaço interno, você pode fixar ganchos nas paredes do armário para pendurar objetos como secador de cabelo, escova ou chapinha.

10. Os cantinhos importam

Pensar na decoração para o banheiro tem o desafio extra de ser uma área que não tem tanto espaço disponível para colocar a criatividade para funcionar. Por isso, é fundamental que você aproveite todos os cantinhos do cômodo.

Um bom exemplo é a parte superior do vaso sanitário, especialmente os modelos com caixa, que pode receber uma prateleira para acomodar outros elementos. Nesse caso, apenas lembre-se de que você deve conseguir retirar a prateleira se necessário, já que problemas na caixa de água podem exigir essa mobilidade.

 

Depois de todas essas dicas, certamente sua cabeça está cheia de ideias para deixar o seu banheiro bem decorado e completamente funcional. E se precisar de sugestões para outros cômodos, é só conferir nossas publicações!