Pular para o conteúdo

Decorando a mesa de centro

A mesa de centro é um móvel presente na maioria das salas das famílias brasileiras. Porém, se você não planejar uma decoração para o móvel, é possível que com o tempo a peça vire um suporte de chaves, controles e objetos aleatórios. Por isso, quem está decorando a mesa de centro e está em busca de ideias, pode contar com algumas soluções que selecionamos.

Mas antes de começar, tenha em mente que a mesinha precisa ser um móvel funcional. Portanto, não deve atrapalhar a passagem das pessoas e seus enfeites não podem causar dificuldades para enxergar o que está adiante. Com isso em mente, você pode focar nos elementos decorativos, que são fundamentais para dar personalidade à sua sala.

Decorando a mesa de centro.
Decorando a mesa de centro. Foto: Pexels.

1. Decorando a mesa de centro com flores

Se você é um apaixonado pelas flores, pode aproveitar toda a beleza e elegância das plantas para fazer a decoração da mesa de centro. Não há muitas orientações na escolha das flores: você pode optar pela sua espécie preferida, pelos arranjos com as flores da estação ou por uma planta clássica como a orquídea. Quem não tem muita paciência com as flores naturais pode apostar nas réplicas ultrarrealistas como enfeite de mesinha.

Quando você estiver decorando a mesa de centro com flores vai perceber que o vaso também faz diferença para o design. Os vasos de bronze, ouro envelhecido ou vidro são grandes aliados para quem procura trazer sofisticação para a sala. Lembre-se de optar por um modelo que não atrapalhe a visibilidade.

2. Decorar com livros e revistas

Os livros são grandes aliados de quem está decorando a mesa de centro (ou quem quer dar um toque especial em qualquer cômodo, como mostramos neste post). A combinação de livros e revistas diferentes, com suas capas de tamanhos, texturas e cores, pode criar uma combinação dinâmica para a mesinha.

Na decoração com livros e revistas, procure escolher elementos com capas de cores complementares, que também combinem com a sala como um todo. O ideal é optar por livros de capa dura, porque oferecem mais resistência do que os modelos de capa mole.

Você também pode fazer uma seleção com os seus livros preferidos que, certamente, serão um bom ponto de partida para uma conversa quando você receber visitas. Afinal, livros sempre despertam a curiosidade das pessoas.

3. Com objetos que contam uma história

Acabou de casar e guardou o topo do bolo? Fez uma viagem incrível e trouxe lembrancinhas? Ganhou um artigo pessoal da sua avó? Todos esses objetos que remetem à boas histórias podem ser usados como enfeites por aqueles que estão decorando a mesa de centro. Esse estilo de decoração dá um toque de personalidade para todo o ambiente.

Utilizar objetos que contam uma história como elemento decorativo é interessante tanto para as visitas, iniciando uma conversa com naturalidade, quanto para você relembrar de momentos importantes. Vale até deixar um álbum de fotos com alguns registros por perto, o que vai fazer com que a mesinha de centro ainda mais pessoal.

4. Bandejas como enfeites e como suportes

As bandejas são elementos decorativos especialmente úteis para guardar pequenos objetos, sem causar a sensação de bagunça para o móvel. Com diferentes estilos, as bandejas também são capazes de levar mais sofisticação ao cômodo, especialmente aquelas feitas em prata ou em vidro.

Se você estiver pensando em uma mesinha de centro que seja feita em pufe e, portanto, não é tão firme para colocar objetos, a bandeja pode ter tanto a função decorativa quanto para acomodar copos com bebidas sem riscos de “acidentes”.

5. Com itens de formas geométricas

Decorar a mesa de centro com objetos de formas geométricas específicas também é uma possibilidade na composição de uma sala. Nesse sentido, existe uma ampla gama de itens que você pode combinar, desde vasos, castiçais, peças de cerâmica, enfeites de metal, enfim. Quem opta por esse tipo de decoração tem total liberdade criativa.

Uma dica certeira para quem está decorando a mesa de centro com formas geométricas é considerar a sala como um todo para escolher cores que tenham coerência. Além disso, você pode contar com caixas organizadoras, que tem diferentes formatos e vão ajudar a deixar a mesinha sempre limpa.

6. Decoração com elementos rústicos

Um suporte em madeira, um objeto de decoração em pedra, um cesto de vime: tudo isso pode fazer parte de uma composição com elementos rústicos. Esse tipo de decoração tem como principal característica a ligação com “coisas da terra”, o que permite ainda uma combinação com velas e plantas.

Entretanto, esse tipo de decoração não fica bem em qualquer estilo de sala. Normalmente, estilos clássicos ou vintage se comunicam melhor com objetos sofisticados. Mas se sua sala for mais informal e você gostar de um design rústico, pode apostar nesses enfeites para a mesinha de centro.

7. Enfeitando com peças de coleção

Você tem uma coleção especial? Que tal “expor” na sua mesinha de centro? Uma coleção de objetos de metais, de moedas, de vasos históricos ou mesmo dos populares Funkos podem funcionar bem como decoração, desde que tenha conexão com a proposta da sua sala.

Se você estiver decorando a mesa de centro e decidir apostar em peças de coleção na composição, apenas considere se os objetos podem ser tocados pelas pessoas e, principalmente, se é seguro para as crianças. Se a resposta for NÃO para ambas as questões, é bom deixar a coleção em uma prateleira mais alta.

Dica final: mantenha a organização em dia

Tão importante quanto pensar na decoração da mesinha é se esforçar para manter a organização em dia, seguindo o plano que você havia imaginado quando estava decorando a mesa de centro.

Para evitar complicações, não sobrecarregue sua mesinha de objetos ou coloque itens que atrapalham a funcionalidade do móvel. Além disso, dedique alguns minutos do dia para colocar no lugar aquilo que, sem querer, foi parar em cima da mesinha.

Por fim, lembre-se que a mesinha é um daqueles móveis que permitem uma mudança constante. Assim, você sempre pode renovar a decoração, escolhendo outros elementos à medida que sentir necessário. E cá entre nós, decorar é divertido demais!

Web Stories

Avalie este artigo

4.2/5 - (5 votos)
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Pós-graduada em Marketing e Vendas com experiência na área do design, tem vivência na criação e desenvolvimento de materiais gráficos, desenhos animados, campanhas online e conteúdo escrito. Dentre as atividades que realiza, escrever é uma grande paixão. Viajar, ler, estar com quem ama e aprender algo novo estão na lista de coisas que mais gosta de fazer.

Posts Relacionados

4 comentários em “Decorando a mesa de centro”

  1. Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Botão Afiliado