Decoração do quarto de casal

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Um ambiente feito para descansar, compartilhar momentos especiais e relaxar: assim é o quarto do casal. Por conta dessas características, é interessante dedicar algum tempo para planejar com cuidado a decoração do quarto de casal, levando em consideração não só os objetivos do cômodo, mas também os gostos de cada um.

Em meio à tantas inspirações na Internet, algumas diretrizes básicas podem ser úteis na hora de configurar o quarto de casal da sua casa. Neste post, selecionamos dicas funcionais, capazes de transformar a atmosfera do seu cômodo, para que esse cantinho se torne o favorito do casal dentro de casa. Confira!

Decoração de quarto de casal.
Decoração de quarto de casal. Foto: Pexels.

A cama é o grande destaque

Quando pensamos em quarto de casal, existe um móvel que está sempre presente, independentemente do estilo: a cama. A peça de mobília ocupa um grande espaço dentro do cômodo, o que faz com que seja um dos pontos principais dentro da decoração do quarto de casal.

A escolha pela cama ideal deve levar em consideração o espaço físico que você tem dentro do cômodo, já que uma cama grande demais acaba atrapalhando a mobilidade. Além disso, pense em uma cama box com gavetas ou baús embaixo, para aproveitar ao máximo as áreas e ganhar lugares para guardar cobertores ou malas.

Você também pode incluir uma boa cabeceira na sua cama. Cabeceiras estofadas passam a sensação de maior conforto e aconchego, enquanto uma cabeceira que vai do chão ao teto oferece a impressão de que o quarto é maior. Quem não está disposto a investir em uma cabeceira no momento pode se arriscar pelo DIY, seja com um modelo feito de pallets ou com um mural de fotos das lembranças do casal.

Paredes neutras, objetos coloridos

A decoração do quarto de casal costuma ser projetada para oferecer descanso e conforto para os habitantes da casa. Além disso, é também o espaço que duas pessoas de personalidades diferentes precisam dividir. Esses dois aspectos do quarto do casal são atendidos ao optar por cores neutras nas paredes.

E se as paredes são neutras, existe espaço para trabalhar com as cores nos objetos decorativos. É como se você tivesse com uma tela branca em mãos, para criar o que quiser! Você pode colocar quadros coloridos em cima da cama, contar com mesinhas de cabeceira de tons diferentes e ainda abusar nas cores no tapete, almofada ou na roupa de cama – que falaremos mais a respeito nos próximos tópicos.

Você também pode contar com prateleiras e decorar com objetos de cores diferentes, desde livros até itens totalmente decorativos. As prateleiras são interessantes porque, além de ter efeito de design, são extremamente funcionais para organização do quarto do casal.

Apenas tente manter uma certa coerência na montagem do quarto para que não fique um verdadeiro carnaval. A roda das cores pode ser bastante útil neste caso, seja com o método tom sobre tom, com a técnica triangular ou com as cores quentes e frias.

E se você ainda estiver com dúvidas se é bom mesmo manter as paredes em cores neutras, saiba que branco, bege e até cinza conseguem refletir mais a luz natural e artificial, o que faz com que o quarto fique mais iluminado e agradável.

O armário na decoração do quarto de casal

Outro ponto importante no quarto é o guarda-roupas. Como são duas pessoas dividindo um cômodo, é comum que o armário para o casal seja um pouco maior, com divisões mais amplas e mais portas. De forma geral, é um móvel mais neutro, que pouco impacta na decoração, especialmente se você optar por um estilo clássico ou por cores como branco ou marfim.

Os armários com espelhos nas portas são boas opções para qualquer quarto de casal, uma vez que o efeito reflexivo causa a sensação de amplitude. Se somente um guarda-roupa for pouco para a quantidade de itens que você e seu companheiro têm, uma dica é contar com uma cômoda com gavetas, que ainda permite decorar a parte superior do móvel.

Na hora de escolher o armário, lembre-se de ter pelo menos uma área com cabideiro, além de gavetas e prateleiras, já que peças diferentes exigem formas de acomodação distintas. Lembre-se ainda de conferir o espaço superior, se é suficiente para guardar malas e cobertores, por exemplo, uma vez que as prateleiras próximas ao teto não são funcionais para o dia a dia.

As roupas de cama como elementos na decoração do quarto de casal

Se a cama é o grande destaque em um quarto de casal, as roupas de cama são itens importantes para alcançar o efeito desejado no cômodo. É aqui que você vai poder colocar cor, ter a sensação de aconchego e criar uma identidade que seja do casal.

No quesito escolha de cores do enxoval, não há muito o que dizer: tudo depende do gosto dos moradores. Quem quer ter menos riscos de erros, pode apostar em tons como cinza, azul claro, verde água, coral ou laranja. Mas como não é um item fixo, você pode variar as cores da cama de acordo com o seu gosto no momento.

Outra dica é se basear na estação do ano para montar a sua cama. No verão, opte por uma roupa de cama com tecidos leves e com mais cor. Já no inverno, coloque um edredom pesado ou uma manta de lã para dar aquela sensação de aconchego.

A importância das cortinas

Quando pensamos em decoração do quarto de casal é difícil lembrarmos das cortinas em um primeiro momento, porém essas peças também são fundamentais para a atmosfera que se quer criar no quarto.

O tecido voil costuma ser o mais utilizado nas cortinas dos quartos, já que é leve, fácil de lavar e permite a entrada de boa luminosidade. Para quem gosta de dormir em ambientes escuros, a dica é contar com uma cortina blackout atrás do voil.

Pensar nesses cinco elementos é tudo o que você precisa para começar a decoração do quarto de casal. Com essas peças-chave definidas, combinar outros itens decorativos vai ser muito mais fácil. Que tal planejar seu quarto agora mesmo?