Como usar os pallets na decoração

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Faz algum tempo que os pallets deixaram de ser peças de fábricas e indústrias para entrarem de vez nas nossas casas. Com um baixo custo e um visual que combina com vários estilos, é possível usar os pallets na decoração de diferentes formas, mantendo a criatividade e a originalidade – e o melhor, todos os cômodos podem ser beneficiados pelo uso deste elemento.

Originalmente, os pallets foram desenvolvidos para armazenar e transportar produtos e, em geral, são feitos em madeira (ainda que existam opções em metal ou plástico). Você pode comprar pallets novos em lojas de material de construção ou reaproveitar alguns já utilizados, aqueles que algumas fábricas ou comerciantes doam quando ficam velhos. Com os pallets em mãos, você pode pintar de uma cor específica, passar verniz ou deixar no tom natural.

Justamente por ter uma estrutura neutra, com uma cor que combina com a maioria dos outros elementos de uma casa, não é difícil usar os pallets na decoração. É claro que existem algumas restrições, como ambientes que tenham um estilo muito sofisticado ou clássico, pois o pallet tem um viés mais rústico.

Por isso, na hora de montar um projeto de decoração com pallets, lembre-se de considerar o estilo do seu cômodo e tentar combinar as cores, para ter mais coerência visual. Agora, se a sua dúvida for como e onde usar os pallets na decoração, selecionamos ideias para todos os ambientes da casa. Pronta para conferir?

Pallets na decoração
Como usar pallets na decoração. Foto: Freepik.

Hall de entrada

Começamos pelo hall de entrada, que pode ser tanto um cômodo específico quanto uma pequena área para recepcionar as pessoas. Geralmente, esse espaço não tem uma composição com muitos móveis, mas pode contar com peças como uma sapateira, um aparador e, às vezes, um cabideiro.

Uma sugestão para usar os pallets na decoração do hall é utilizar parte de sua estrutura como local para guardar os sapatos. Como os pallets são peças fáceis de desmontar, você pode reconstruí-lo como uma espécie de caixa para essa finalidade. Há ainda a possibilidade de utilizar uma face do pallet para grudar na parede e, com ganchos, servir como cabideiro.

Sala

A sala é um cômodo que pode ser beneficiado pelo pallet de diferentes formas. A primeira delas é servir como base para um sofá. Nesse caso, o “assento” pode tanto ser um tufon quanto um colchão que estiver sobrando em casa. Depois, é só compor o sofá com algumas almofadas e uma manta para dar um ar ainda mais aconchegante.

Outra possibilidade de uso do pallet na sala é como mesinha de centro. Nesse caso, é bem provável que você tenha que fazer ajustes, diminuindo o tamanho do pallet. Para dar um acabamento mais sofisticado, você pode colocar uma folha de vidro sobre a mesinha. Há ainda a sugestão de fazer um rack ou mesmo um painel para a TV com pallet.

Cozinha

Quando pensamos em pallets na cozinha, parece ser difícil combinar a peça nesse cômodo, certo? Na verdade, não faltam boas ideias de como usar os pallets na decoração da cozinha. Você pode começar com uma mesa funcional, em que os pallets funcionam como as pernas do móvel.

O pallet também pode ser utilizado como prateleira para condimentos e objetos menores, ou uma luminária no maior estilo cozinha industrial, onde você conseguirá guardar utensílios ao prendê-los com ganchos. Por fim, para cozinhas integradas à sala, uma dica é usar os pallets como “separação” entre os cômodos.

Quarto

Um dos ambientes que mais ganhou com os pallets foi o quarto. A ideia mais famosa é utilizar pallet como suporte para o colchão, mas existem outras sugestões interessantes. Por exemplo, já imaginou fazer a cabeceira da cama também com pallets? Se você dividir uma peça ao meio, conseguirá uma cabeceira. Vale até pintar de uma cor que combine com os outros móveis para ter unidade no visual.

Se você estiver disposto a fazer projetos mais complexos, pode criar uma penteadeira de pallet, acoplando a peça à parede e colocando um tampo um pouco maior para guardar os produtos. Depois, é só combinar com um espelho de design diferente para ter mais estilo no quarto.

Escritório

Tem um home office? Saiba que sua mesa pode ser feita de pallet! Aqui, são duas as opções: a primeira é igual a mesa da cozinha, com os pallets servindo de pés para a mesa; além disso, você também pode dividir um pallet em duas partes e utilizá-las como o tampo da mesa, com pés de cavalete e uma boa chapa de vidro para que você use o móvel sem que seus objetos pessoais caiam.

Lavanderia

Na lavanderia, o pallet pode ser um bom aliado para criar ganchos e pendurar utensílios na parede. Nesse caso, vale usar somente uma face do pallet, para que não ocupe tanto espaço em um cômodo que, geralmente, é pequeno. Para quem mora em um lugar alugado, essa dica é ainda melhor porque evita fazer furos nas paredes.

Jardim

Se sua casa contar com uma área externa, você pode construir diferentes móveis a partir dessa peça, desde mesas e bancos até decks completos de pallet. Como o jardim já tem um visual mais rústico, o pallet combina perfeitamente com o ambiente. Mas atenção: lembre-se de passar produtos capazes de proteger o material contra intempéries, uma vez que estará sujeito a chuva ou sol em excesso. Lojas de materiais de construção podem dar boas orientações nesse sentido.

Toda a funcionalidade do pallet

Como você percebeu, ideias não faltam para usar os pallets na decoração, independentemente do cômodo escolhido. De fato, por se tratar de uma peça funcional e de boa durabilidade, quem tem criatividade pode mobiliar várias áreas da casa com pallet.

Algumas ideias são mais fáceis de colocar em prática do que outras. Para projetos mais complexos, a dica é procurar por tutoriais no YouTube, já que existe uma série de produtores de conteúdo focados nesse tipo de projeto DIY. Separe algum tempo para desenvolver suas ideias preferidas para ter um resultado incrível em casa, ao final de todo o processo.