Como fazer tinta magnética em casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Já pensou transformar uma parede da sua casa em um grande mural, capaz de atrair metais ou ímãs? Essa é a proposta da pintura com tinta magnética, técnica que tem conquistado cada vez mais as pessoas quando se trata de decoração, seja como opção para o quarto das crianças ou para o home office. Mas você sabia que tem como fazer tinta magnética em casa?

Não é difícil entender como essa parede/mural funciona: no espaço escolhido, é necessário aplicar a tinta magnética, também chamada de fundo magnético, que tem sua base imantada e costuma ser na cor cinza. Essa base deve ser aplicada várias vezes na parede, normalmente de 2 a 4 demãos. Quanto maior o número de camadas, maior a capacidade de fixar ímãs ou metais leves.

Depois de concluir essa primeira etapa, é possível passar outra tinta acrílica por cima ou, se a intenção for um ambiente mais industrial, deixar no acinzentado mesmo. Com essa parede, você pode montar um mural de fotos, um quadro de avisos ou um espaço para as brincadeiras das crianças. Já existem boas opções de tinta imantada disponíveis para comprar no mercado, mas ela também pode ser feita em casa.

Se você quiser se arriscar pelo mundo do DIY, selecionamos duas receitas testadas e aprovadas pelos leitores do blog. É importante ter em mente que, dependendo do objeto que você quiser fixar na parede, nem mesmo várias demãos serão capazes de “segurar” o item. Assim, antes de começar qualquer projeto, pense em que proposta você tem para a parede em questão e analise se é mesmo viável.

Decidiu como o projeto vai funcionar com pequenos ímãs? Então, pode escolher uma das técnicas a seguir para fazer tinta magnética em casa. Confira!

Tinta magnética
Mural de tinta magnética. Foto: Creating Mary’s Home.

Tinta magnética imantada com pó de ferro

Essa receita é interessante para quem quer montar um mural de fotos na parede. Tudo o que você vai precisar é de tinta acrílica, fosca ou brilhante, na cor cinza e pó de ferro. ATENÇÃO: o pó de ferro é bastante fino e fácil de levantar com o vento, como uma poeira. Por isso, utilize uma máscara de proteção e óculos para evitar que as partículas sejam aspiradas ou caiam nos seus olhos.

Modo de preparo:

  • Junte duas partes da tinta acrílica com uma parte do pó de ferro. A quantidade da tinta você pode definir com base no espaço que você quer pintar.
  • Misture bem os dois componentes até que não haja grumos e a tinta fique lisa novamente.

Aplicação:

Depois que você preparar a tinta imantada, é hora de aplicar na parede escolhida. Como esclarecemos anteriormente, essa técnica exige várias demãos. Por isso, a dica é aplicar uma vez, esperar secar e repetir o processo de três a quatro vezes.

Quando a tinta magnética caseira estiver bem seca, você pode pintar da cor que desejar com uma tinta acrílica comum. Se você gostar do tom cinza, é aconselhável passar um verniz para preservar a aparência da pintura.

Tinta magnética imantada com palha de aço

Uma segunda forma de fazer a sua tinta magnética em casa é com palha de aço, que funciona como um bom substituto para o pó de ferro, caso seja difícil para você encontrar nos materiais de construção. Entretanto, esse método é um pouco mais trabalhoso do que o primeiro.

Para a receita você vai precisar de palha de aço, fósforo ou isqueiro, algum tipo de pilão (pode ser um bowl com um amassador), peneira e cola branca (tipo escolar). Depois, é só seguir o passo a passo.

Modo de preparo:

  • Em um ambiente seguro, coloque uma esponja de aço dentro de uma panela, acenda o fósforo e coloque fogo na palha, até que queime por completo. Você vai precisar repetir essa etapa com todas as palhas de aço do pacote. Cada pacote de esponja de aço rende cerca de uma folha A4, assim você poderá fazer as contas considerando o tamanho do seu ambiente.
  • Com a esponja de aço queimada já em temperatura ambiente, utilize um amassador e um pilão para amassar bem e transformar em pó.
  • Passe o pó da palha de aço em uma peneira para tirar qualquer impureza.
  • Adicione a cola branca sobre o pó de aço até formar uma massa homogênea. Em seguida, aplique a cola na parede que você quer o seu mural de tinta magnética.

Aplicação:

É fundamental que você aplique a tinta imantada logo na sequência de seu preparo, uma vez que a cola tem tempo para secar. Com o auxílio de um pincel, aplique na parede. Você pode passar tinta acrílica colorida por cima, quando a cola estiver bem seca.

5 dicas de decoração para utilizar a tinta magnética

Fazer a tinta magnética caseira é bem simples e existem diferentes opções para aproveitar a receita pela casa. Todos os cantinhos podem receber esse tipo de tinta, tudo depende da funcionalidade que você deseja. Veja 5 ideias para usar esse elemento de decoração na sua casa.

  • Na cozinha: como um pequeno mural de outra cor para acomodar uma lista de compras, uma receita ou outros avisos importantes;
  • No quarto das crianças: o mural magnético é extremamente útil na fase da alfabetização, já que é possível colocar imãs em formato de letras ou números e incentivar o desenvolvimento dos pequenos;
  • No quarto dos adolescentes: uma parede magnética é bem-vinda no quarto dos adolescentes para receber pôsteres e fotos de seus amigos e familiares. É uma boa forma de permitir uma decoração mais livre, sem furos nas paredes.
  • No escritório: crie um mural magnético próximo à sua escrivaninha para fixar desde avisos profissionais, passando por compromissos importantes, até as contas a pagar.
  • No quarto do casal: que tal relembrar seus momentos preferidos? O mural no quarto do casal é ideal para colocar fotos. Vale combinar com um adesivo para deixar a decoração mais completa.

 

E então, pronto para colocar as ideias em prática? São pequenos detalhes, como esse, que são capazes de fazer grande diferença na decoração de um cômodo.