6 Passos para Decorar seu Ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Índice do conteúdo:

Pensando em decorar seu ambiente? Saiba que esse processo pode ser mais simples do que parece ao seguir algumas orientações básicas. Não importa se você quer decorar a sala, o quarto ou a cozinha, algumas dicas são uteis para compor qualquer cômodo da casa. Com essa seleção de 6 passos para decorar seu ambiente, você poderá colocar a mão na massa e transformar o seu lar!

1. Conheça o ambiente que você quer decorar

O primeiro passo para decorar um cômodo da sua casa é conhecer todos os seus aspectos, que ajudarão, posteriormente, na escolha de móveis e objetos. Para começar, tire as medidas do ambiente, identificando todas as paredes, a porta e a janela. Mesmo que você não compre móveis sob medida, é importante saber as medidas para ter em mente quais são os limites que uma peça de mobiliário pode ter para encaixar em determinada área.

Outra dica para conhecer o ambiente é entrar no cômodo em diferentes horários do dia, para saber como o espaço recebe a incidência de luz solar. Embora o Sol mude de posição ao longo do ano, na maior parte do tempo a luminosidade e o calor seguem um padrão. Com essa informação, você poderá posicionar os móveis de forma que aproveite a luz natural ao máximo e evitar colocar objetos que refletem no sentido da janela.

2. Foque no conforto e na praticidade

Nem sempre o tipo de decoração que você acha bonita é a mais prática ou confortável para o dia a dia. Por vezes, as imagens que vemos em revistas de decoração são impressionantes, mas nem um pouco funcionais. Por isso, quando estiver pensando em decorar seu ambiente, lembre-se de focar no conforto e na praticidade.

Isso significa, por exemplo, verificar se o posicionamento de móveis permite a mobilidade, se armários em determinada altura serão fáceis de acessar ou se uma peça decorativa não vai atrapalhar o andamento das suas atividades diárias. A verdade é que um ambiente (mesmo que pequeno) que exige muitos cuidados, à longo prazo, acaba se tornando cansativo para os moradores e difícil de realizar uma manutenção.

Decorar seu ambiente, quarto confortável
Busque conforto e praticidade na decoração. Foto: Pixabay

3. Faça pesquisas pela internet

Pinterest, sites especializados, blogs como o KD Decoração: fontes não faltam para buscar referências de decoração na internet. Com a tendência do Do It Yourself, iniciada há alguns anos, as pessoas passaram a se sentir confortáveis para compartilhar ideias online para ajudar quem quer decorar. Dedicar um tempo para pesquisar dicas e ideias é fundamental para construir um ambiente que tenha a sua identidade.

Como são várias as imagens e sugestões disponíveis na internet, algumas pessoas acabam se sentindo sobrecarregadas e confusas pelo excesso de informação. Nesse sentido, uma dica útil é salvar como referência somente as imagens que combinem com a estrutura do seu ambiente ou aquelas que você tenha possibilidade de adquirir itens semelhantes. Assim, fica mais fácil tirar as ideias da cabeça e passar para o seu ambiente.

4. Iluminação e pintura são importantes

A iluminação e a pintura são dois elementos capazes de mudar completamente a cara de um ambiente e, por isso mesmo, merecem uma atenção especial. Com a pintura, por exemplo, é possível dar mais amplitude a um cômodo ou passar uma sensação específica, como aconchego. Novas ideias de como pintar um quarto são lançadas com frequência, com algumas opções que você mesmo pode fazer para decorar seu ambiente.

Quanto à iluminação, embora muita gente não considere esse item na hora de decorar, saiba que um cômodo iluminado da forma correta faz toda a diferença para o seu bem-estar. E aqui não estamos falando de luminárias caras ou gessos rebaixados com spots, mas pontos de luz estratégicos capazes de oferecer comodidade e conforto ao usuário. Abajur e pisca-pisca são exemplos práticos de iluminação acessível e fácil de instalar.

5. Coloque objetos pessoais na decoração

Você não precisa investir verdadeiras fortunas em itens de decoração: é possível dar um toque todo especial ao seu ambiente, com aquilo que você já tem. Para isso, considere seus objetos pessoais como itens para decorar um cômodo.

Decoração com Livros, lembranças de viagens, uma embalagem de perfume com design diferente, algo que remeta a sua infância, enfim. A maioria dos objetos podem ser colocados em um ambiente para atuar como elemento decorativo. O melhor de tudo é que esse tipo de objeto deixa um espaço com a cara de quem mora, mostrando sua identidade única.

6. Utilize acessórios para dar um charme à mais

Para decorar um cômodo você não precisa quebrar paredes ou mudar todos os seus móveis. Com o auxílio de alguns acessórios, é possível transformar um ambiente rapidamente. Quer um exemplo? Os quadros! Ao colocar quadros nas paredes você ganha cor e ajuda a compor o local de acordo com o estilo escolhido, e ainda tem a possibilidade de mudar sempre que quiser.

Outro bom exemplo é o tapete que, com diferentes formatos e cores, é capaz de dar um charme extra e até criar a sensação de amplitude para qualquer ambiente. Roupas de cama, almofadas e luminárias são outros acessórios que você pode utilizar para decorar sua casa.

Decorar o seu ambiente com economia

Pode ser que, em suas pesquisas, você perceba que é preciso comprar móveis ou objetos decorativos caríssimos para deixar um cômodo de acordo com as suas expectativas. Porém, você não precisa estourar o orçamento para ter um ambiente agradável. É possível fazer uma boa decoração com economia.

Para não exagerar nas compras, analise se há algum móvel usado que você ainda pode aproveitar. Vale visitar lojas que revendem peças de mobília de terceiros para ver se você encontra algo de qualidade. Pense ainda se é uma possibilidade reformar um elemento que já era utilizado anteriormente.

Depois dessa análise, a tendência é que sejam poucos os itens que a entrarem na lista de compras para decorar seu ambiente. Assim, separe o que precisa ser comprado por nível de importância e só faça uma aquisição após uma boa pesquisa e a certeza de que encontrou o melhor preço. Dessa forma, a decoração do seu ambiente não vai se tornar um pesadelo para as finanças.